Nota à Imprensa

Hoje a Associação dos Profissionais da Guarda – APG/GNR comemora o seu 30.º aniversário. Também se assinala hoje o 30º aniversário do associativismo  profissional na GNR, de que a APG/GNR foi a corajosa percursora.

A APG/GNR saúda os seus associados, alicerces do associativismo profissional na Guarda e sem os quais a nossa acção perderia toda a eficácia, toda a pertinência.

A APG/GNR é a mais representativa estrutura associativa da Instituição e é fruto de um longo e corajoso percurso reivindicativo, que nasceu na clandestinidade, num ambiente em que os profissionais da GNR não podiam ter voz. 

Temos orgulho na nossa identidade! Temos orgulho na nossa história! Sucessivas gerações de dirigentes conduziram corajosamente os destinos desta Associação, sujeitos a perseguições, a punições, por um futuro melhor para todos e em nome de todos, prejudicando a sua vida pessoal e profissional, mas persistindo! Estes homens merecem uma saudação especial, pois fazem parte daquilo que somos hoje e são uma referência maior daquilo que queremos continuar a ser amanhã!

E porque a nossa história também se tem feito de solidariedade e pontos de convergência importa saudar as estruturas sindicais, associativas e individualidades que fazem parte do nosso património histórico e que desde o primeiro momento prestaram o seu apoio incondicional. 

No dia de hoje relembramos também os obstáculos que ainda hoje existem à organização colectiva na GNR, que impedem o direito de associação sindical aos profissionais da GNR, discriminando-os em relação a outras forças congéneres a quem é concedido este direito.

A APG/GNR persistirá com a mesma coragem e determinação de sempre e o seu compromisso é para com os profissionais da Guarda, para com os seus direitos e pela defesa de uma vida melhor. 

Parabéns APG/GNR!

 Lisboa, 30 de Abril de 2021

A Direcção Nacional